Apesar de estar aumentando nos últimos anos, segundo o Censo de Educação Superior 20161, apenas 28,3% dos estudantes de engenharia são mulheres.
Para entendermos o porquê e identificarmos como estimular meninas a seguir carreiras STEM, e se tornarem engenheiras, cientistas e/ou pesquisadoras, é importante primeiro entendermos que estímulos são oferecidos para os meninos e para as meninas desde a 1ª infância.
Pensando apenas nos presentes de aniversário que ambos os sexos ganham, já podemos ter uma luz sobre os estímulos e direcionamentos que recebem.
Meninos costumam, em geral, ganhar Lego, brinquedos de construção, carrinhos e diversos outros brinquedos que estimulam na direção do STEM. Em contrapartida, meninas ganham, normalmente, casinhas, panelinhas e bonecas, o que levam ao estímulo do cuidar de pessoas e da casa.
Um outro ponto importante são as referências que as meninas têm. Esta referência vem principalmente dos pais e da família. Se um dos pais, ou um dos familiares, principalmente, se a mãe ou uma mulher da família estiver em uma carreira STEM, a filha tem probabilidade muito maior de se interessar por seguir esta carreira.
Um terceiro ponto que pode afetar o interesse das crianças é a relação delas, da família, e até a postura dos professores com relação a matemática. Se, de alguma maneira, criarem uma barreira ou trauma com a matemática na criança, certamente a possibilidade de seguir uma carreira STEM será muito baixa.
E, considerando os fatores acima, o que podemos fazer para aumentar o interesse das meninas pelas carreiras STEM?
Ainda na linha do ambiente saudável, é importantíssimo não afirmar que a criança não tem jeito para matemática. Esta afirmação, que pode vir de pais, familiares ou professores, afeta a autoestima da criança e cria uma barreira enorme. Ela se esconde atrás desta afirmação para justificar o mal desempenho e a falta de empenho com o tema, arrastando para a vida adulta uma dificuldade em algo primordial para o dia a dia.
A ENGKIDS oferece cursos lúdicos na área de STEM para criança, para conhecer o que oferecemos, entre em contato conosco.
E então, vamos começar a preparar as engenheiras do futuro?