Como estimular meninas para se tornarem Engenheiras, Cientistas ou outras carreiras STEM?

Engineering for Kids Brasil
07/01/2019

Como estimular meninas para se tornarem Engenheiras, Cientistas ou outras carreiras STEM?

Apesar de estar aumentando nos últimos anos, segundo o Censo de Educação Superior 20161, apenas 28,3% dos estudantes de engenharia são mulheres.

Para entendermos o porquê  e identificarmos como estimular meninas a seguir carreiras STEM, e se tornarem engenheiras, cientistas e/ou pesquisadoras, é importante primeiro entendermos que estímulos são oferecidos para os meninos e para as meninas desde a 1ª infância.

Pensando apenas nos presentes de aniversário que ambos os sexos ganham, já podemos ter uma luz sobre os estímulos e direcionamentos que recebem.

Meninos costumam, em geral, ganhar Lego, brinquedos de construção, carrinhos e diversos outros brinquedos que estimulam na direção do STEM. Em contrapartida, meninas ganham, normalmente, casinhas, panelinhas e bonecas, o que levam ao estímulo do cuidar de pessoas e  da casa.

Um outro ponto importante são as referências que as meninas têm. Esta referência vem principalmente dos pais e da família. Se um dos pais, ou um dos familiares, principalmente, se a mãe ou uma mulher da família estiver em uma carreira STEM, a filha tem probabilidade muito maior de se interessar por seguir esta carreira.

Um terceiro ponto que pode afetar o interesse das crianças é a relação delas, da família, e até a postura dos professores com relação a matemática. Se, de alguma maneira, criarem uma barreira ou trauma com a matemática na criança, certamente a possibilidade de seguir uma carreira STEM será muito baixa.

E, considerando os fatores acima, o que podemos fazer para aumentar o interesse das meninas pelas carreiras STEM?

  • Brinquedos educativos e que desenvolvam a criatividade e o raciocínio lógico são excelentes para desenvolver o interesse das meninas desde a 1ª infância. Brinquedos como Lego, kits de Ciências e de Laboratório, blocos de montar, e brinquedos educativos voltados para Ciências são excelentes estímulos para as meninas se interessarem pela Engenharia, Ciências e Pesquisa.
  • Ter contato e ouvir histórias de pessoas, principalmente de mulheres, que trabalham na área ajudam a ter uma ideia dos desafios e das conquistas que existem na área.
  • Oferecer atividades estruturadas relacionadas à STEM, como atividades Maker (mão na massa), Programação de Jogos e Robótica como as oferecidas na Engineering for Kids são uma interessante alternativa para estimular o interesse pelo STEM, de forma lúdica e divertida.
  • Existem diversos aplicativos de celular que estimulam o interesse pela Matemática, Ciências e até pela Engenharia. Desta forma, mais importante ainda, é transformar o tempo de tela das crianças, que aumentou muito durante a pandemia, em um tempo de qualidade, encontrando assim entretenimento criativo e construtivo.
  • Criar um ambiente saudável para a criança aprender a matemática. Ensiná-las de forma prática, fazendo receitas e trabalhando com as medidas de peso, volume e temperatura, apresentando a importância da matemática no dia a dia de forma divertida só aumenta o interesse das crianças pela matemática. Elas criam laços afetivos com as experiências que tiverem com os pais durante a infância, e a matemática se encaixa nesta experiência.

Ainda na linha do ambiente saudável, é importantíssimo não afirmar que a criança não tem jeito para matemática. Esta afirmação, que pode vir de pais, familiares ou professores, afeta a autoestima da criança e cria uma barreira enorme. Ela se esconde atrás desta afirmação para justificar o mal desempenho e a falta de empenho com o tema, arrastando para a vida adulta uma dificuldade em algo primordial para o dia a dia.

A ENGKIDS oferece cursos lúdicos na área de STEM para criança, para conhecer o que oferecemos, entre em contato conosco.

E então, vamos começar a preparar as engenheiras do futuro?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *